terça-feira, 9 de novembro de 2010

The shop-windows do mundo




        Londres, Tókio, Nova Iorque e Paris, são o "the best" em vitrinismo no mundo, incluindo algumas vitrinas importantes de Milão, Berlim, Barcelona  que também ousam e investem altíssimo em suas montagens. Isso é marketing, é investimento desde que seja bem feito para adquirir retorno.
        Todo lojista, grandes grupos e botiques conceito, grandes marcas, grifes e algumas maisons famosas sabem da importância da comunicação através da vitrine.  São "displays windows" importantíssimos para passar a mensagem de uma coleção, de uma tendência ou decifrar através de imagens o sentido de uma padronagem, de um tecido especial, ou simplesmente sugerir, ativar o sentido da vontade, a vontade de usar a produção feita pelo vitrinista.
        Seja extremamente conceitual, humorística, romântica, temática, não importa o objetivo é atrair a atenção do mais desligado e desantenado consumidor. Nos Estados Unidos grandes redes como Macy´s, Lord & Taylor, Saks Fifth Ave., Barneys, Strawbridge & Clothier, Henri Bendel, Begdorff Goodman, Bloomingdales e lojas como Daffy´s na 5ª Avenida e a referencia fashion Madison Ave. tipo Moga, grifes como Pilar Rossi e outras grandes marcas, abusam da criatividade e exploram temáticas interessantíssimas.
        Nova Iorque com a expansão do Soho na área fasion, talvez concentre as melhores referências em nível de "stors windows". Cidades americanas como Philadelphia, Chicago, Salt Lak City, São Francisco também são referenciais importantes p quem pesquisa vitrinismo no mundo.
        Londres sempre digo é onde você encontra os manequins mais perfeitos do mundo, faltam falar! Vitrinas importantes como da Harvey Nichols e quase todas da Knightsbridge, Kings Road, Carnaby, Simpson (Picadilly), Miss Selfridge sempre com temáticas fantásticas, verdadeiras incursões ao mundo da imaginação. Outras cidades como Milão, Barcelona (Zara, El Corte Inglês) e mesmo Paris (Galeries Lafayette) te sugerem muita coisa.
        Uma boa vitrina, sinonimo de bons negócios, a roupa que mais vende é a que está exposta, produzida, vestida. Para acontecer esse espetáculo visual, arquitetos e toda a sua equipe (pintores, escultores, etc.) começam a preparar os projetos de uma vitrina com seis meses de ante cedência. É um mundo paralelo e importantíssimo ao da roupa de tamanho compromisso com o consumidor como os estilistas e grandes produtores do mundo tem com o mercado.
        Quem pesquisa, possui loja nunca deixe de prestar a atenção no visagismo das manecas, nas referências que a loja está passando através da imagem, isso também é cultura de moda e com certeza irá acrescentar muito para o seu sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário