Quem é da moda sabe que Yves Saint Laurent era um apaixonado pelos usos e costumes do Marrocos! Suas coleções sempre manifestaram a paixão por aquele País, usando estampas étnicas, tecidos leves e saias e vestidos largos que lembravam os estilos, as cores e a tradição marroquina.
Nos anos 60 o costureiro se inspiro nas roupas militares que tinham as suas bases nos desertos da África, e criou peças até hoje reeditadas por muitos costureiros e estilistas em suas coleções.
Foi nesta época, fim dos anos 60 que Yves Saint Laurent criou a "sahariana" ou "sahariéne" em voga até hoje como um clássico nas estações.
Para o próximo verão, Yves Saint Laurent torna-se uma referência fortíssima, diversos estilistas se inspiraram no estilo e nas cores saturadas (Saint Laurent foi o costureiro que mexeu nas cores da moda)com muito contraste e brilho.
Frida Giannini para a Gucci é a que mais se inspirou na estética do estilista, com looks de inspiração safari. Etro relembrou as noites marroquinas, Ana Sui usou os mosaicos na estamparia dos seus vestidos, Emílio Pucci incursionou nas Mil e Uma Noites, Ferragamo preferiu o estilo colonial, Fendi as túnicas, Diane Von Furstemberg protagonizou as cores amadas por Saint Laurent assim como Max Mara.
Yves Saint Laurent, incluiu nas coleções de alta costura os trajes com jaquetas masculinas e linhas puras porém com a voluptuosidade das cores que lembram pedras preciosas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário