Uma tendência proposta para o inverno de 2011, a boina jornaleiro como foi chamada, continuo sua escalada de sucesso nas passarelas como referência para o inverno de 2012.
Depois do sucesso dos chapéus no verão e também a proposta deste adereço para o inverno, agora as boinas chegam nos mais diversos estilos.
Grandes grifes e famosos designers propuseram a boina até porque ela tem a possibilidade de combinar cores, e é chique.
A boina surgiu na Idade Média usada por alguns nobres, na Espanha a boina apareceu em 1490, e foi muito usada por militares através da história, ainda hoje faz parte de diversos uniformes pelo mundo.
No Brasil o gaúcho é adepto da boina assim como o uruguaio e o habitante da pampa argentina. A boina também é complemento de trajes típicos de diversos países. No Vaticano é usada pela Guarda Suiça, ficou marcada também pela célebre foto de Che Guevara com uma estrela como boton. A boina também era acessório identificável de grandes pintores da história e escultores como Rodin. Usada também na Escócia para complementar os kilt´s e no "school style" lembra as estudantes de escolas normais e universitárias em diversos cantos do mundo.
foto divulgação - inverno 2011
Klyde and Bonnie - cenas de filme
Cenas de rua - New York Fashion Week
Ralph Laurent - New York Fashion Week inverno 2011-2012
August-René Rodin - escultor francês
Guarda Swiça - Vaticano
Na moda a boina foi bastante usada pelas mulheres nos anos 20 - 30 por ser um adereço preferido de Klyde (Bonnie and Klyde), e continuou sua história nos nos glamourosos anos 50 e até hoje sugere elegância.
Fotos: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário