segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Plumassiers o encanto das plumas - By: Itaguaçu Ferreira (editor de moda)

                      Penas e plumas sempre foram um complemento que a moda usou através da sua história. A corporação das penas é uma história que está vinculada ao século XIII, quando os gentlmans, usavam penas de pavão enfeitando os seus chapéus, data de 1268.
                      Mais tarde a corporação se tornaria mais expansiva e se tornou uma referência de plumaria em Paris. Eram mais de 300 movimentados ateliers em 1900.
                      Roupas femininas eram bordadas e usavam apliques de delicadas plumas para complement-alos. Os leques de pluma de avestruz, os chapéus, os boas de penas (os famosos marabus), um sem fim de ítens usados na moda através da sua história.
                      As penas mais usadas, selecionadíssimas e guardas envoltas em papel de seda e acondicionadas em caixas, guardavam penas de ema, avestruz, faizão, garças reais, aves do paraíso, maçaricos e de algumas aves raras quando plumas coloridas.
                                                                                 Givenchy
                                                                          Nina Ricci
                      Hoje em Paris existem apenas três grandes casas e médios ateliers que atendem os grandes costureiros em suas coleções de alta-costura. Uma das casas que resistiram o tempo é a Home Lemarie que adquiriu carta de nobreza em moda - http://www.lemarie-paris.fr/ para quem quizer conhecer melhor o trabalho desta casa.
                      Um dos profissionais mais requisitados pelas grandes maisons da Europa é Erik Halley, estudou na ESMOD francesa e apostou no retorno deste elemento ainda muito usado nas coleções, agora também de prét-à-porter (uma tendência forte para o inverno 2011 junto com as peles). Erik em ocasiões de coleções recebe encomendas para mais de 50 desfiles de grandes maisons francesas. Sua especialidade são broches, pulseiras e colares além de elementos decorativos para compor as peças.
                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário