O minimalismo surgiu nos Estados Unidos nos idos anos 60. Um povimento que influenciou a musica, a arte, a arquitetura, decoração enfim!
No Brasil as primeiras pistas do minimalismo aconteceu nos anos 80/90, visível nos objetos, na arquitetura e na decoração.
Na moda o primeiro contato foi feito em 1990 com Elmut Lang e Yohji Yamamoto, percursores do movimento.
A seguir outros estilistas de renome definiram este estilo como uma forte tendência por algumas estações.
O minimalismo propões uma roupa simples, de preferência com linhas retas, cores neutras e o mínimo de detalhes e informações. Sem deixar de numa modelagem mais arquitetada, valorizar o geométrico, a assimetria.
A algumas estações que se comenta sobre a volta desse estilo! Claro, mais feminino, com linhas modernistas e com um particular tempero de sensualidade.
Mesmo considerado um estilo simples demais, com ausência total de elementos decorativos nas peças, o minimalismo não deixa de ser um sinônimo de sofisticação!
Miuccia Prada para Miu Miu
Nas fotos acima: Carolina Herrera e Derek Lame
Stella McCartney e Armani Privé
Claudia Tacchelle, Alberta Ferretti e Aqua Stúdio
House of Holland
House of Holland
Carlos Mielle
Gustto
Celine
Nos últimos "line-ups" com propostas para o verão de 2012 e o inverno de 2013, é visível as referências de grandes nomes da costura, para uma roupa mais leve, sem detalhes extrovertidos, obedecendo o famoso jargão: "menos é mais" o lema que identifica o estilo minimal, que tudo parece, está de volta nas futuras estações..
Fotos: Reprodução/Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário