domingo, 20 de maio de 2012

A renda na evolução da moda! - By: Itaguaçu Ferreira (Editor de moda)

                              Chique, refinada, requintada, bela, sexy, as rendas são encantadores efeitos proporcionado por um tecido de orifícios e desenhos feitos a mão (como aconteceu com as mangas do vestido de casamento de Kate Midleton, quando os artesãos tinham que lavar as mãos e 30 em 30 minutos, durante a confecção da renda do vestido de noiva da Duquesa de Cambridge), ou por máquinas hoje de alta tecnologia, que proporciona criar belíssimos desenhos e efeitos.
                             Os tipos mais comuns de renda são as ainda feitas como a séculos atrás, em bilros sobre almofadas. Um trabalho delicado de exímias artesãs.
                             O segundo é a renda de agulha, originárias da Itália.Os bilros originam´se de Flanders uma região da Bélgica. Porém as rendas mais famosas e refinadas do mundo são feitas em Calais na França.
                            Nos séculos XVII e XVIII as rendas começam a ser usadas como adornos de cbeça, aventais, babados e enfeites de vestido. Antes eram restritas a igreja e a fidalguia.
                           Mas foi no Século XIX que a renda tornou-se o material preferido para confecção de vestidos, luvas, calçados, casaquinhos, véus, xales, enfeites de guarda-sois, enfim!
                          Primeiro eram produzidas com fio de linho, substuídas depois pelo algodão. Na França foi Catarina de Médicis quem introduziu a renda na corte francesa, causando um furor, e um consumo descontrolado, causando sérios prejuízos financeiros, devido a maciça importação de rendas para o modismo da época.
                         Tal acontecimento fez com que a França passasse a produzir sua própria renda o que aconteceu em 1665, quando Colbert, ministro de Luiz XIV resolveu montar em Alenço, a primeira manufatura real.
                         No Brasil a renda nos chegou trazida pelos portugueses, e eram feitas por freiras para uso nas igrejas e para a corte e as famílias abastadas.
                        No Século XX a renda ficou restrita a linha de lingerie, mas sem nunca sair de moda. Continuou sendo usada para vestidos e véus de noiva, vestidos de debutantes e roupas de festa.
                        E nas ultimas décadas, a renda tem tido o seu lugar de destaque nas coleções dos grandes magos da costura. Mais uma vez a renda volta a cena, com grande destaque, para o verão de 2012/2013, como já está sendo destaque no inverno de 2012 e incursiona no inverno de 2013.

                                                               Catarina de Médicis
                                                                  Século XIX
                                        Referência: Woman We Love - Facebook

                                        Referência: Woman We Love - Facebook



                                         Referência: Woman We Love - Facebook
                                                                 Dolce & Gabbana
                                                               Stella McCartney
                                              Foto abaixo: Stella McCartney
                       Como peças inteiras, detalhes ou apliques, elas recebem rebordados, apliques de pérolas, strass e pedrarias. Com desenhos miúdos ou em belos trabalhos de maior destaque elas sugerem, remetem, criam fantasias, decoram e tornam-se novamente um desejo de consumo.


Fotos: Referência Woman We Love (Facebook)/Reprodução
                       
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário