sexta-feira, 28 de outubro de 2011

                              Excêntrica e very cool, essa foi a imagem que se perpetua através dos anos, quando lembramos de Holly a personagem vivida por Audrey Hepburn no filme " Bonequinha de luxo".
                             Se passaram 50 anos sem rugas, num figurino que não envelhece, um figurino criado por Givenchy (trench coat, calça cigarrete, sapatilhas) e o clássico pretinho básico que a perpetuou como icone de elegância.
                            Coco Chanel livrou a mulher dos incômodos trajes do século XIX e ainda nos brindou com o black dress que ultrapassa os tempos, sempre fashion, sempre "must", sempre básico e essencial na vida de qualquer mulher.
                            Mas foi com a dupla Givenchy e Audrey que o LBD se concretizou como o pretinho básico. Quando Hepburn o usou no filme "Bonequinha de luxo" em 1961, rtodo o status do estilo foiu abalado. graças ao senso de estilo icônico de Hepburn e o talento de um dos maiores couturiers do século XX.
                            Tudo isso e muito mais está no livro de Sam Wasson lançado em Nova Iorqueimtitulado "Quinta Avenida, 5 da manhã - Audrey Hepburn, Bonequinha de Luxo e o surgimento da mulher moderna" (Editora Zahar).
                            As mulheres do cinema da época eram divididas em em duas categorias: as boas e as más. Por exemplo Doris Day e Marilyn Monroe. A primeira era adepta de cores claras em figurinos inspirados no New Look de Dior. Já Marilym adorava os ousados decotes e o batom vermelho, e o preto era liberado para as sedutoras, longe de ser uma cor ícone de elegância. 




                                                    Audrey e Givenchy
Figurinos do filme


                           No livro escrito com humor, charme e elegância o autor defende o significado do filme quando uma intrépida jovem, podia aprontar das suas sem que por isso fosse vista como uma menina vulgar. E foi com "Bonequinha de luxo" que Audrey Hepburn influenciou a elegância de tantas mulheres e continua sendo referencial trend para muitos estilistas de nossa época. 

Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário