domingo, 17 de julho de 2011

Tribos urbanas - By: Itaguaçu Ferreira (editor de moda)

                          As tribos também hamadas de subcultura e subsociedade, são constituidas por micro grupos, agregações que apresentam uma conformidade de pensamentos, fábitos, maneira de vestir e de agir.
                         Na maioria das vezes estes grupos estão associados a gostos musicais ou séries de desenhos como acontece no Japão onde uma existem diversas tribos: Harajuku, Ghotic Lolita, Kawai são algumas das tantas que tantas adotadas pela juventude.
                         Antigamente eram os "Nerds", os chamados engomadinhos que tinha dificuldade de integração social. Depois os Hippyes, Grounges nos anos 60/70 e daí os Punks e Góthicos e os não bem vindos Skinheads que na realidade sugerem crimes, violências contra a sociedade o que não acontece com as demais que são pacíficas.
                         Essas tribos no passar dos anos tem influenciado os estilistas e a moda num todo. McQAueen criou uma coleção inspiurada nos Skinheads, os Hippyes estão a algumas estações em evidência, os Punks sugerem um street style para muitos estilistas, assim como os Góticos em evidência inclusive neste inverno como tendência.
                         Os Emos estão sendo considerados pelos antropólogos como sendo a geração do futuro, que prega o amor, a não violência a pacividade e a liberação de atitudes.

                                                                     Hippyes

                                                      Punks

                                                                      Emos
                         Como moda é comportamento também, estas tribos muito tem contribuido e muito contribuirão para inspirar estilistas e até mesmo os grandes Papas da criação, que hoje são conscientes de que a moda é inspirada no comportamento das ruas do mundo.

Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário