sexta-feira, 3 de junho de 2011

A moda no segundo império frances - By: Itaguaçu Ferreira (editor de moda)

                             No segundo império frances (1852-1870) a enfase das formas modificou a moda. As elegantes da época de Napoleão III, trocavam de roupa até mesmo cinco vezes num mesmo dia. Essa troca era o desespero das camareiras, porque o ritual de colocar estes vestidos encima das armações chamadas "crinolinas" era um verdadeiros ritual, detalhe, sem estragar os complicados penteados da época.
                            Existiam vestidos para a manhã ditos para o dia, para a tarde, recepções, óperas, casamentos e bailes. Em 1858 entra em cena Charles Frederick Worth que com Otto Borbergh, abre a sua primeira Maison na rue de La Paix em Paris. Worth começa a modificar a silhueta da mulher da época.
                            Em 1864, Frederick Worthy cria modelos para sua mulher Mary Worth que foi o chamaris de uma aristocracia ávida por novidades, que começou a frequentar o seu atelier.
                            Sua primeira grande costura para o caminho da fama foi para a princesa Pauline von Metternich esposa do embaixador da Áustria, com esse sucesso seguiu-se a Imperatriz Eugênia esposa de Napoleão III, isso foi o "must" da época.
                            A partir dai, o que uma aristocrata usasse de Worth, imediatamente tomava conta das ruas, com cópias ou criadas pelo costureiro que tornou-se o grande nome da costura francesa. (clic na foto para ampliar imagem).
                                                            Vestido para a noite - 1900
                                                            Vestido para o dia - 1895
                                                          Vestido para a noite - 1894
                                                        Vestido para recepção - 1883
                                                         Vestido para recepção - 1872                         


                De acordo que Frederick modificava a silhueta feminina, modificavam também as "crinolinas", as famosas armações usadas na época para dar forma aos vestidos, simplificando-as, modernizando-as, proporcionando maior conforto a mulher. (clic para ampliar imagem).

Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário