A moda já a alguns anos, inspira-se no Egito, principalmente nos calçados, estamparia e adereços. As jóias desempenhavam um papel importantíssimo no Egito antigo, além de atrativas, muitas vezes tinham uma conotação religiosa muito forte.
Um dos elementos importantes para os egipcios era o escaravelho, considerado um ser sagrado e usado como jóia mas com o significado representativo do deus sol (Khera), corpo de homem e cabeça de escaravelho.
Jóia do antigo Egito com escaravelho esculpido em Lápis-lzúlis com outo e nacarados.
Bracelete em ouro dos tesouros faraônicos do antigo Egito
Nos rituais de mumificação, eram usados como proteção para o morto no seu caminho para o além, e para a sua ressureição.
Era um dos elementos mais explorados pela famosa ouriveçaria egípcia antiga, geralmente esculpido em Lápis-lazulis pedra que representava o elemento água, e preferida para a confecção de amuletos como pedra purificadora.
Mas haviam também braceletes, colares, ornamentos faraônicos, enfim os artesãos eram exímios ouríves a serviço dos faraós e dos ricos da época.
Para o inverno os estilistas formadores de opinião, nas suas coleções de jóias propostas para a estação e também para o próximo verão, inspiram-se mais uma vez nestes elementos sagrados.
Anéis e braceletes e até mesmo cordões ricamente ornamentados, lembram o júbilo joalheiro do antigo Egito em épocas faraônicas.
Fotos: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário