sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Dinâmica criativa - By: Itaguaçu Ferreira (editor de moda)

               Em civilações antigas, em desenhos encontrados nas cavernas da Espanha e sul da França, já existiam desenhos em alusão ao calçado. Para muitos o Egito foi o lançador do calçado, sandálias principalmente feitas nos mais diversos materiais que iam do papiro ao couro e até mesmo em ouro usado pelos Faraós.
              Acredita-se que o calçado exista desde 10a.C, mas em questão de inovação e criatividade, foram os gregos, muitos anos depois, que pela primeira vez lançaram moda, criando os calçados para o pé direito e pé esquerdo! 
Este sapato é chamado de Cleópatra
Sapatos da Idade Média com solado de madeira
            
              Na Idade Média surgiu um estilo de sapato que acredita-se, seja o precursor do salto alto. Eram feitos com solado de madeira proporcionando altura. Acredita´se ainda que Cleópatra uso um estilo de calçado que o suporte ficava na sola do pé, o calcanhar ficava elevado sem o salto.
             Nas cortes européias eram feitos com esmero e artesanalmente confeccionados para vestir os pés de reis e rainhas, com ricos bordados e até pedrarias.
Sandálias usadas pelos nobres egípcios

Sandálias em ouro usada pelos Faraós

Parece mesmo muito atual, mas vem da Mesopotânea feitas em couro cru
             Sempre em alta, a dinâmica criativa dos artesãos, hoje chamados de estilistas e designers. Mas pelo visto uma profissão muito, muito antiga! E de competentes imaginações criativas!








               Hoje, tenho comentado que nunca se criou tanto, e tanta atenção deu-se aos pés como nos últimos anos. Verdadeiras obras de arte são criadas diariamente e com icones revolucionários como Alexander McQueen. E daí criou-se uma vertente criativa onde a imaginação não tem limites, e o resultado são modelos que vão do funny ao luxo, para todos os gostos e estilos!


Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário